quarta-feira, 23 de março de 2011

Petisco natalino (ou não) de batata, tomate seco e manjericão!!



A primeira coisa a dizer - esse petisco fica lindo - e beleza, vamo' combinar, também é importante. Só que, além de lindo, o belisquete é saboroso, daqueles que a gente não consegue parar de comer, manja? E pra fazer? afff...fácil demais, olha só...

Eu cozinhei batatas bolinhas lavadas, bem lavadas, com casca e tudo em água somente até que ficassem cozidas, porém firmes. Ainda mornas, cortei-as pela metade e comecei a montar os espetinhos - um pedacinho de tomate seco (caseiro, que eu fiz e temperei) e uma folhinha de manjericão pra arrematar.
Depois, com a batatinha ainda morninhas, é só montar uma "caminha" de sal grosso e começar a ajeitar os espetinhos nela. O detalhe aqui é que é esse contato com o sal grosso que vai dar o sal da receita, por isso é bacana montar com pelo menos 2 horas de antecedência, para que o sal penetre na batatinha. Caso você não disponha desse tempo, cozinhe as batatas já com sal na água e sirva rápido, para a batatinha não ficar muito tempo em contato com o sal grosso do prato.

Ah! Pode variar também, claro. Dá para usar queijos - uma lasquinha de parmesão, gorgonzola, roquefort, mussarela de búfala, cream cheese. Também dá para substituir o tomate seco por parma, por peito de peru... e o manjericão? Hmmm ... e se trocá-lo por uma mini rúcula?
Não é ótimo um prato que permite tantas variações? :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário