quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Arroz com lentilha!!!


Ingredientes:

. 4 colheres (sopa) de azeite
. 1 linguiça portuguesa em rodelas finas
. 2 dentes de alho bem picados
. 2 xícaras (chá) de ervilha torta
. 1 1/2 xícara (chá) de lentilha cozida
. 4 xícaras (chá) de arroz cozido
. Sal e pimenta a gosto

Cebolas:
. 2 colheres (chá) de azeite
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 2 cebolas em fatias separadas em anéis

Modo de preparo:

Aqueça o azeite e frite a linguiça, mexendo até dourar levemente. Adicione o alho e deixe dourar. Acrescente a ervilha partida em três pedaços e mexa, até que fique macia, porém firme. Junte a lentilha e o arroz. Misture bem e tempere a gosto com sal e pimenta. Reserve quente
sobre uma panela com água fervente.

Cebolas: Aqueça o azeite e a manteiga e junte a cebola, mexendo até dourar. Sirva com o arroz
ivonete salles...

Panetone com brigadeiro!!!


Ingredientes:

.2 latas de leite condensado
.2 colheres (sopa) de margarina
.1/4 xícara (chá) de leite
.3 colheres (sopa) de chocolate em pó
.bolinhas de chocolate ao leite e de chocolate branco
.1 chocotone pronto de 500 g

Modo de preparo:

Em uma panela, misture o leite condensado, a margarina, o leite e o chocolate em pó. Leve ao fogo, mexendo sempre até começar a aparecer o fundo da panela. Deve ficar um pouco mais mole do que o ponto de enrolar. Deixe esfriar. Corte o chocotone em cinco discos. Coloque uma camada de brigadeiro sobre cada disco. Reserve um pouco de brigadeiro. Leve o panetone recheado à geladeira até o recheio firmar. Depois de gelado, sobre a tampa espalhe o brigadeiro reservado e cubra com as bolinhas de chocolate ao leite e branco.
ivonete salles....

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Como Fazer Tucupi em Casa!!!!





Modo de fazer
Como me recuso a pagar R$ 10,00 por uma garrafinha de tucupi congelado que se encontra às vezes no Mercadão, faço o meu próprio. É fácil, veja:
Pique 3 quilos de mandioca amarela e bata, aos poucos, no liquidificador com 1 litro de água. Faça isto aos poucos. Coloque quanto de água for necessário para a primeira leva. Coe, esprema num pano e volte o líquido ao liquidificador com mais mandioca. Faça assim até terminar. Quanto menos água usar, melhor. O ideal é ralar e espremer, mas e tempo? Por fim, esprema de novo tudo num pano de algodão limpo. Torça bem para extrair todo o sumo.
a goma sedimentada no fundo do recipiente - é só separar.

Deixe esse líquido leitoso (manipueira) descansar por 4 horas, ao fim das quais separe o amido sedimentado do líquido amarelo (o amido é a goma, que pode ser seca ao sol para virar polvilho ou ser usada ainda úmida para fazer tapioca ou o mingau de goma que compõe o tacacá.

A manipueira (o caldo) já fermentada - veja umas bolhinhas na superfície.

Cubra com pano o líquido e deixe fermentar de um dia para outro. A este líquido fermentado, adicione um pouco de sal, um dente de alho, uma pimenta-de-cheiro, alguns galhos de alfavaca e a chicória (coentro-do-pasto). Deixe ferver por 30 minutos, coe e está pronto o tempero para ser usado em peixes, galinhas e patos. Guarde na geladeira por até 1 semana.

Para o Tacacá, faça assim: Junte água fria àquele amido sedimentado na tigela, na proporção de 1 xícara de goma para 2 litros de água. Misture bem e leve ao fogo, mexendo, até engrossar. Este é o mingau de goma. Numa cuia coloque uma concha de mingau, outra de tucupi bem quente, alguns camarões secos demolhados e escorridos, um punhado de jambu cozido e espremido e pimenta. Igualzinho, igualzinho, ao paraense, não fica. Mas garanto que ameniza o desejo de estar lá.
ivonete salles....