sábado, 22 de outubro de 2011

Baião-de-Dois Tradicional!!!



Esta receita é típica do Nordeste brasileiro e é uma delícia de dar água na boca.




Ingredientes:

200 g de bacon picado
100 g de lingüiça tipo calabresa picada
100 g de lingüiça tipo paio picada
250 g de carne-seca ou charque
12 xícaras (chá) de água
1 kg de feijão-de-corda ou feijão carioquinha
300 gr de arroz
3 colheres (sopa) de manteiga de garrafa ou comum
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
1 pimentão vermelho picado
250 gr de queijo coalho
sal e cheiro verde a gosto

Modo de Fazer:
Corte a carne-seca ou o charque em cubos e deixe de molho de um dia para o outro na geladeira, trocando a água várias vezes para tirar o excesso de sal.
No dia seguinte, escorra a carne-seca e coloque em uma panela com 6 xícaras (chá) de água e cozinhe por cerca de 40 minutos ou até ficar quase macia. Retire do fogo, escorra e reserve.
Em uma panela, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e frite o bacon, a calabresa e o paio por cerca de 10 minutos ou até dourar.
Acrescente a carne-seca, o feijão-de-corda e o restante da água e misture bem. Tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 1 hora ou até o feijão-de-corda começar a ficar macio. Retire do fogo e reserve.
Em outra panela, leve ao fogo o restante da manteiga e refogue a cebola e o alho por cerca de 5 minutos ou até a cebola ficar macia.
Acrescente o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos ou até os grãos ficarem brilhantes e um pouco transparentes. Retire do fogo e coloque o arroz na panela com o feijão-de-corda e volte ao fogo, caso seja necessário, adicione mais água quente.
Tempere com o sal, misture e cozinhe por mais 25 minutos ou até o arroz ficar macio. Acrescente o pimentão, o cheiro verde e o queijo coalho, misture bem e retire do fogo. Sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções.

Caso queira saber um pouco mais sobre os pratos típicos das regiões brasileiras, confira o artigo A Arte da Culinária Brasileira e experimente as peculiaridades de cada localidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário